“Vamos apostar em fontes alternativas de fornecimento de energia” – PR
Bárue, 12 de Julho de 2018 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, disse hoje na localidade de Honde-Chuala, no distrito de Bárue, que o Governo aposta em fontes alternativas de fornecimento de energia para diversificar as fontes de fornecimento, e estimular a produção da Hidroeléctrica de Cahora Bassa.
Para o estadista, que respondia à uma preocupação de um residente do distrito de Bárue sobre a necessidade de extensão de energia eléctrica, a energia de Cahora Bassa é a principal do país, mas o país não pode depender de uma única fonte de fornecimento de energia eléctrica, havendo necessidade da sua diversificação para mais sustentabilidade.
“O Governo aposta na construção de mini-centrais de fornecimento de energia ao longo do país, e isso tem dado bons resultados. Aqui em Manica, por exemplo, Espungabera e Rotanda recebiam energia do Zimbábwe, o que constituia uma carga em termos fiscais, mas hoje já recebem energia de Chicamba, e isso poupa receitas para outras actividades de desenvolvimento”, afirmou o estadista.
Especificamente para Honde-Chuala, o Presidente Nyusi disse que está a decorrer o estudo de viabilidade para a extensão de energia para aquela localidade, e já se fez a avaliação financeira e o perfil do terreno para o posicionamento dos postes, e ainda no presente ano vai se começar com o desmatamento para a extensão dos fios que transportarão a energia.
O Chefe do Estado ainda anunciou a afectação de uma ambulância para o transporte de doentes para a Vila Sede de Catandica em caso de necessidade, já no próximo mês de Agosto, acrescentando que as estradas mencionadas como críticas já estão na planificação do distrito, assim como a questão da abertura de mais fontes de água.