PR termina Visita de Trabalho ao Estado de Qatar
Doha (Qatar), 23 de Fevereiro de 2022 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, terminou hoje a Visita de Trabalho que vinha efectuando ao Estado de Qatar, que contou com a sua participação na Cimeira do Fórum de Países Exportadores de Gás Natural.
Ontem, para além de ter participado nos trabalhos da plenária do Fórum, o estadista moçambicano recebeu em audiência o Presidente do Irão, Ebrahim Raisi, da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, de Trinidad e Tobago, entre outros dignatários.
Ainda ontem, o estadista moçambicano orientou um encontro com a Comunidade Moçambicana residente no Estado de Qatar, com a qual debruçou-se sobre os recentes acontecimentos no país, como o desenvolvimento da luta contra o terrorismo.
Por sua vez, os moçambicanos no Qatar mostraram o seu apoio ao Governo de Moçambique, afirmando que mesmo estando longe do país tem acompanhado a situação sócio política do de Moçambique, e enalteceram os esforços do Governo em ver resolvida a situação de terrorismo em Cabo Delgado.
Na sua participação na plenária do Fórum de Países Exportadores de Gás, o Presidente Nyusi afirmou que a exploração das reservas de gás natural que Moçambique dispõe deveria constituir um factor para a promoção da paz e estabilidade do país.
“Na nossa perspectiva, o gás natural deve constituir um factor de paz de estabilidade, segurança e promoção de desenvolvimento dos nossos países” disse o estadista moçambicano, acrescentando que a entrada em funcionamento da plataforma flutuante do projecto Coral Sul LNG, liderado pela multinacional italiana ENI, projectada para o segundo semestre do corrente ano, marcará uma nova era.
“Trata-se de um projecto estruturante e capaz de gerar um grande impacto nas receitas do Estado, no incremento das exportações, no conteúdo local e na criação de emprego”, disse.