PR reúne-se com diversos Chefes de Estado e de Governo em Nova York
Maputo, 27 de Setembro de 2018 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, reuniu-se, em Nova York, com diversos Chefes de Estado e de Governo de vários países parceiros de Moçambique, e ainda com representantes de organizações multilaterais que cooperam com Moçambique.
Foi assim que o Presidente Nyusi reuniu-se com o Presidente da Turquia, Recep Erdogan; do Gana, Nana Akufo-Addo; Alta Representante da União Europeia para a Política Externa, Frederica Mogharini; com Marcelo Rebelo de Sousa Presidente de Portugal; Christine Lagarde do Fundo Monetário Internacional; entre outros representantes de Estados e Governos.
Com o seu homólogo de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, abordou assuntos de interesse na cooperação entre os dois países. Assim, Moçambique e Portugal acordaram realizar no próximo ano, em Lisboa, mais uma cimeira bilateral, durante um encontro à margem da septuagésima terceira sessão da Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque.
Segundo o Presidente Nyusi, as relações de cooperação entre Moçambique e Portugal têm estado cada vez melhores, devendo ser cimentadas com a visita de Estado a Portugal, no próximo ano.
O Presidente da Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, também congratulou as relações de cooperação com Moçambique, sobretudo na questão da mobilidade, numa altura em que o tema tem sido levantado com frequência, pelo facto de os países lusófonos pretenderem a livre circulação entre si.
Com as diversas personalidades o Chefe do Estado discutiu aspectos da cooperação bilateral e multilateral, com destaque para as áreas de interesse mútuo que ajudem no desenvolvimento de Moçambique.
Durante a septuagésima terceira Sessão da Assembleia Geral das Nações, o Chefe do Estado também reuniu-se com a equipa da coordenação do grupo de contacto para apoio ao diálogo visando ao estabelecimento de uma paz sustentável em Moçambique, que acaba de ser confiada a um perito argentino, segundo decisão anunciada esta terça-feira pelo Presidente da República.
No final do encontro com os seus homólogos da Argentina e da Suíça, respectivamente Maurício Macri e Alain Berset, à margem da reunião da Assembleia-Geral das Nações Unidas que decorre em Nova Iorque, o Presidente Nyusi anunciou os avanços alcançados no âmbito do desarmamento e desmobilização das forças residuais da Renamo.