PR recebe homólogo da Suíça
Maputo, 08 de Fevereiro de 2023 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebeu no Gabinete de Presidência da República, o seu homólogo da Confederação Suíça, Alain Berset, que se encontra em Moçambique para uma visita oficial de três dias ao país.
Na ocasião, os dois governantes abordaram assuntos de interesse mútuo com vista ao aprofundamento das relações de amizade e cooperação entre os dois povos e países, bem como perspectivar acções futuras e trocaram pontos de vista sobre a situação interna de Moçambique e da Suíça.
Em conferência de imprensa alusiva a ocasião, o Chefe do Estado disse que o Executivo está a mobilizar recursos junto de parceiros de cooperação para tornar sustentável o processo de Desarmamento, desmobilização e Reintegração (DDR), através do pagamento de pensões.
Para o Chefe do Estado, o DDR evoluiu consideravelmente até o momento com o apoio da Confederação Suíça.
“É importante passar em revista e ver em que fase estamos e o que se pode fazer. Neste caso concreto, explicamos claramente que das 16 bases da Renamo, 15 já estão encerradas faltando uma e estamos a entrar numa outra fase que não esta no acordo, mas que é importante para tornar sustentável o próprio processo do DDR”, sublinhou o Presidente Nyusi.
No Banquete Oficial em honra da visita do seu homólogo, o Chefe do Estado disse no seu discurso que, na administração pública e boa governação, “apreciamos o apoio da Suíça aos nossos esforços de promoção de maior transparência e responsabilização na gestão de finanças públicas e na intensificação de medidas políticas anticorrupção”.
Por outro lado, o Presidente da República reiterou a solidariedade do Governo e do povo moçambicano à Turquia e Síria, afectados pelo Sismo esta segunda-feira, que fez mais de 12 mil óbitos.