PR recebe embaixadores do Japão e da Alemanha
Maputo, 16 de Julho de 2020 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebeu hoje em audiência, no seu Gabinete de Trabalho, o embaixador do Japão, Kimura Hajime, que e o da Alemanha, Delter Wolter, este último que foi apresentar os cumprimentos de despedida.
Falando à imprensa após a audiência, o embaixador do Japão, Kimura Hajime, disse que o encontro com o Presidente Nyusi, destinou-se a trocar impressões sobre as relações de cooperação bilateral entre Moçambique e Japão na área da saúde, com destaque para a pandemia do covid 19, e também noutras áreas.
“Neste âmbito anunciamos um apoio de 100 milhões de dólares para o serviço da dívida externa dos países em vias de desenvolvimento, incluindo Moçambique, e que vão ser geridos através do FMI. Este valor vai servir para o alívio da dívida externa desses países, e esse alívio pode ser passado para os fundos para o combate à covid 19”, disse o embaixador Hajime.
O diplomata japonês acrescentou que o seu país vai também oferecer material hospitalar para a luta contra a covid 19, com destaque para ambulâncias e equipamento de assistência de tratamento intensivo, entre outro.
Por sua vez, o embaiaxdor alemão, Delter Wolter afirmou que o encontro com o Presidente da República foi uma honra, acrescentando que durante o encontro foram enaltecidas as relações de amizade entre os dois países.
“Foi um prazer enorme representar a Alemanha neste país, pois as nossas relações tem tendência crescente, e ambos mostramos as possibilidade de expandir para outras áreas, principalmente neste momento que a Alemanha preside a União Europeia”, disse o diplomata.
Segundo ele, no encontro com o Chefe do Estado foram tratados assuntos sobre a pandemia do coronavirus, e a Alamenha disponibilizou-se a apoiar Moçambique num programa especial para o combate a esta pandemia no valor de 15 milhões de dólares, acrescentando que o seu país também decidiu aumentar substancialmente o apoio às populações de Cabo Delgado através do PMA.