PR quer produção agrícola diversificada, sustentável e competitiva
Maputo, 29 de Outubro de 2019 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, afirmou, na localidade de Metuchira, distrito de Nhamatanda, em Sofala, que o principal objectivo da campanha agrária 2019/2020 é consolidar todas as etapas e metas definidas nas anteriores quatro anos do presente quinquénio, com os olhos postos numa produção agrícola diversificada, sustentável e competitiva.
Fazendo uma avaliação da campanha 2018/19, o Chefe do Estado disse que o país conheceu um decréscimo na produção de cereais, em relação a campanha 2017/18 devido a efeitos combinados da seca, no sul, e ciclones Idai e Kenneth, no centro e norte do país, respectivamente.
Com efeito, na campanha 2018/19 o país produziu 2,6 milhões de toneladas de cereais toneladas, contra 3,2 milhões da campanha anterior.
O Chefe do Estado moçambicano, mencionou, ainda, a reintrodução da caderneta de comercialização agrícola, com a finalidade de cadastrar os agentes económicos, fazer o registo estatístico dos dados de comercialização, proceder à unificação das taxas, bem como a organizar e controlar os intervenientes na comercialização.
O Presidente Nyusi referiu-se à criação do fundo rotativo de comercialização no valor de 500 milhões de meticais, bem como a aprovação do plano de comercialização agrícola 2018/19.
O Presidente da Repúblicamencionou vários produtos que têm estado a ganhar terreno na produção para exportação, caso do açúcar, que de Janeiro a Setembro do ano em curso, Moçambique exportou cerca de 168 mil toneladas avaliadas em 53 milhões de dólares de receitas.
O estadista moçambicano, afirmou que durante o quinquénio que agora termina, homens e mulheres deram o melhor de si para que o sector agrário tivesse logrado os resultados que hoje orgulhosamente são celebrados e que garantiram a segurança alimentar em Moçambique.
No seu discurso, o Presidente Nyusi abarcou todas as áreas vitais no desenvolvimento da agricultura, incluindo a produção da semente e sua certificação, produção avícola e bovina, a pulverização de cajueiros e distribuição de mudas, distribuição de pesticidas, mecanização agrária, o desenvolvimento da cultura de horticultura, entre outras.