PR procede abertura do Ano Lectivo Escolar
Zambézia, 31 de Janeiro de 2023 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, dirigiu esta terça-feira, no distrito de Molumbo, província da Zambézia, a cerimónia central de Abertura Oficial do Ano Lectivo Escolar 2023, sob o lema “Por uma Educação Inclusiva, Patriótica e de Qualidade’’ e procedeu a inauguração da Escola Secundária de Molumbo.
A escola ora inaugurada pelo Presidente da República, construída de raiz, servirá à mais de 1500 alunos e faz parte do ‘’Projecto Vila Sustentável de Molumbo’’, que foi viabilizado através de fundos concedidos pelo Banco Islâmico de Desenvolvimento.
A Escola Secundária de Molumbo, é uma escola modelo e foi construída pelo Ministério da Ciência e Tecnologia em parceria com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, que para além de leccionar as disciplinas do currículo nacional, vai leccionar igualmente, as disciplinas extracurriculares de tecnologias.
Para o governo, o início de ano escolar representa o compromisso público com o sector de educação e reflete as aspirações da nação moçambicana, pois, desde a independência, definiu-se a educação como prioridade inadiável para o desenvolvimento sustentável do país.
O Chefe do Estado, enalteceu na ocasião o papel do professor, alfabetizadores e educadores, que garantem a ponte entre o conhecimento e os alunos, e, que com entrega e abnegação ajudam as crianças, jovens e adultos a terem acesso ao conhecimento através do saber fazer e saber estar.
‘’Durante os três anos deste novo ciclo de governação, prosseguimos com a implementação do nosso programa de expandir o acesso a educação e a melhoria das condições de aprendizagem. A nível do Ensino Geral construímos 2.700 salas de aulas e 33 escolas. Implementamos a modalidade de Ensino a Distância e Educação de Adultos, contratamos 23235 professores e 30000 alfabetizadores e, distribuímos cerca de 62.197.405 livros escolares’’, explicou Filipe Nyusi.
Com estas realizações, o governo expandiu a rede escolar do ensino primário e secundário de 13034 escolas primárias e 618 escolas secundárias, em 2020, para 13180 escolas primárias e 648 secundárias, em 2022.
‘’Gradualmente a taxa de escolarização em Moçambique, está a atingir a paridade, e um dos factores que contribuiu para o melhoramento deste indicador é o facto da isenção de pagamento de propinas escolares da 1ª a 9ª classe. Em 2022 frequentaram o ensino secundário, cerca de 719194 raparigas, correspondendo a 48,9% de um universo 1468804 alunos’’, enfatizou o governante.
No âmbito da inclusão escolar, em 2022 destacou-se a domesticação do código matemático unificado para a língua portuguesa da simbologia braile, para a reintrodução de ciências naturais e matemática no ensino secundário, adaptação dos programas da 7ª classe, do 1º ciclo do ensino secundário e a elaboração do primeiro programa da língua de sinais de Moçambique, da 7ª classe.
Este processo será acompanhado por um programa de capacitação de professores em exercício, que atendem alunos com necessidades educativas especiais, em geral.
‘’Os factores adversos como a pandemia da COVID-19, as acções terroristas e os efeitos dos desastres naturais, entre outros, condicionaram o processo de ensino e aprendizagem. Nos últimos três anos, actos terroristas causaram deslocações de mais de 52000 alunos e afectaram um total de 1224 professores, dos quais 13, foram barbaramente assassinados. Entre Outubro de 2021 a Março de 2022 o efeito combinado dos ventos fortes, chuvas intensas, tempestades e ciclones tropicais Gombe e Ana, afectaram 1871 escolas, consequentemente 4615 salas ficaram destruídas, afectando 537198 alunos, em particular nas províncias do centro e norte do país’’, salientou Presidente Nyusi.
Recentemente, o sector de educação aprovou a Política do Professor e Estratégia de Implementação 2023-2032, tratando-se de uma política que orienta profissional e socialmente a vida do professor.