PR mantém conversações Oficiais com o Papa Francisco
Roma, 14 de Setembro de 2018 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, manteve, hoje, conversações oficiais com Sua Santidade o Papa Francisco, no âmbito da Visita Oficial que efectua ao Estado da Cidade de Vaticano.
A questão da paz efectiva em Moçambique esteve no topo da agenda do encontro, e recentemente, o embaixador da Santa Sé em Maputo, Edgar Peña Parra, disse que a questão da paz dominou o encontro entre o estadista moçambicano e o Papa Francisco.
“Um dos temas principais foi a questão da paz e reconciliação em Moçambique. Sua Santidade Papa Francisco está comprometido com a paz e também o Presidente da República de Moçambique”, disse.
Por sua vez o Chefe do Estado moçambicano considera de produtivos os encontros mantidos com o Papa Francisco; com o Secretário de Estado da Santa Sé; com a comunidade de Santo Egídio, e com a comunidade moçambicana residente na Itália.
Sobre o encontro com o Papa Francisco, o estadista moçambicano diz que Sua Santidade Papa Francisco, encorajou o Governo e o Povo moçambicano a trabalharem de mãos dadas para a construção de uma sociedade sã e reconciliada.
É neste encontro onde o Presidente da República manifestou o interesse em manter a cooperação bilateral e a disponibilidade de explorar novas áreas de cooperação.
Já no seu encontro com o Secretário de Estado da Santa Sé, o Presidente Nyusi disse que Moçambique e o Vaticano passaram em revista a cooperação bilateral e exploraram novas áreas de interesse comum, que devem, brevemente, passarem a fazer parte das áreas de cooperação entre os dois Estados.
No fim da visita oficial ao Estado de Vaticano, o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, anunciou que em 2019, Sua Santidade o Papa Francisco irá visitar à República de Moçambique.
Assim, o Papa Francisco poderá visitar Moçambique no próximo ano em resposta ao convite formulado, esta manhã, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, que foi recebido em audiência pelo Santo Padre.