PR inaugura infraestruturas na província de Manica
Maputo, 05 de Julho de 2021 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, anunciou esta quinta-feira que até 2024, dez milhões de pessoas terão pela primeira vez acesso à energia eléctrica.
O Chefe do Estado falava na localidade de Chissasa, a nova sede distrital de Macate, província de Manica, durante a inauguração da rede de energia eléctrica, no plano em curso, que prevê até 2020/24 a electrificação através da rede nacional e outros sistemas autónomos para todas as sedes dos postos administrativos.
O estadista disse com a ligação da energia eléctrica à nova vila sede do distrito de Macate, estão criadas condições para a implantação de indústria o que vai impulsionar o desenvolvimento socioeconómico.
O Presidente da República orientou ao governo de Macate a apostar no uso produtivo da energia eléctrica, e apelou aos residentes de Macate a combater a vandalização e roubo de equipamento eléctrico, bem como evitar ligações clandestinas, na nova rede inaugurada esta quinta-feira.
Ainda na tarde hoje, o Presidente Nyusi inaugurou um sistema de abastecimento de água na localidade de Dacata, no distrito de Mossurize, o que vai reduzir as distâncias para o acesso a este recurso.
De acordo com o estadista, um dos maiores problemas da sociedade moçambicana é a falta de água e estamos a criar condições para que acesso deste recurso.
Congratulou a província de Manica por receber e conviver calmamente com os antigos guerrilheiros da Renamo que acabam de beneficiar do Desarmamento, desmilitarização e Reintegração (DDR).