PR dirige 24ª Sessão do Conselho Nacional de Defesa e Segurança
Maputo, 23 de Janeiro de 2019 - O Presidente da República e Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança (FDS), Filipe Jacinto Nyusi, dirigiu ontem a Décima Quarta Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Defesa e Segurança (CNDS), onde foi apreciada a informação sobre a situação da Ordem, Segurança e Tranquilidade Públicas.
A 24ª Sessão do CNDS saudou as FDS pelas acções desenvolvidas com vista a reposição da ordem e criação da estabilidade social e económica, particularmente no norte da Província de Cabo-Delgado, instando a prosseguir as operações de forma implacável contra os malfeitores, responsabilizando-os pelos actos bárbaros perpetrados contra cidadãos indefesos.
O CNDS ainda analisou os desmandos protagonizados por alguns indíviduos da Renamo na Província de Tete, Distrito de Moatize, Localidade de Kondezi, contra as populações locais, impedindo-as de realizar a sua actividade produtiva, alegando serem zonas do seu controle.
Na ocasião o CNDS, recomendou ao Grupo de Monitoria criado no âmbito dos consensos entre o Presidente da República e o então Coordenador da Renamo para investigar com vista a neutralização e responsabilização dos seus autores.
O Órgão apreciou ainda, o plano dos exercícios militares “CUTLASS EXPRESS” que decorrerão no nosso país de Janeiro a Fevereiro do corrente ano, no âmbito da cooperação militar bilateral entre a República de Moçambique e os Estados Unidos da América .
Leia na Íntegra o Comunicado de Imprensa do CNDS