PR confere posse a Procurador-Geral e Vice-Procurador-Geral da República
Maputo, 20 de Agosto de 2019 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, conferiu posse ontem, dia 19 de Agosto de 2019, a Beatriz Buchili, ao cargo de Procuradora Geral da República, e Alberto Paulo, ao cargo de Vice-Procurador-Geral da República.
Falando na ocasião, o Chefe do Estado moçambicano recomendou a tomada de acções coordenadas no combate à corrupção e crime organizado.
“A criminalidade, hoje em dia, é de tão dimensão que mina a capacidade do Estado de fazer face aos mais elementares desafios de administração da coisa pública e bem-estar social, pondo em causa, até a legitimidade da existência dos próprios cargos. No âmbito de prevenção e combate ao crime em geral em particular, a criminalidade localizada é cada vez mais complexa” disse o Presidente Nyusi.
O Estadista moçambicano disse por outro lado que a criminalidade hoje apresenta-se com ramificações internacionais, com enfoque para o branqueamento de capitais, terrorismo, caça furtiva, tráfico de estupefacientes e de pessoas. “Não descuramos, entretanto, as demais frentes que integram ao elenco das atribuições do Ministério Público”, sublinhou o Chefe do Estado.
Por seu lado, a Procuradora-Geral da República, Beatriz Buchili disse à imprensa que entra satisfeita neste mandato porque, pelo menos ao nível da Assembleia da República já foi aprovado o Código do Processo Penal e o Código de Execução de Custas, o que vai dar mais espaço para a investigação.
“Mas ainda há muitas leis que precisam de ser aprovadas, tais como a própria Lei de Reestruturação do SERNIC, a Lei da Recuperação de Activos, esta é fundamental pois, sem ela não podemos combater o crime organizado e transnacional, porque deve se mostrar que o crime não compensa e temos que ressarcir o Estado pelos danos causados”, salientou.