PR anuncia infraestruturas para dois distritos de Manica
Manica, 15 de Julho de 2018 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, anunciou, na passada sexta-feira, novas infraestruturas para o distrito Sussundenga, na província de Manica, no decurso da Visita Presidencial que vem efectuando àquele ponto do país.
Interagindo num comício popular no distrito de Sussundenga, o Chefe do Estado anunciou a asafaltagem do troço remanescente da estrada regional Dombe-Chitause.
“Está em curso a mobilização de 30 milhões de dólares norte-americanos para o arranque da empreitada da estrada que liga a sede do posto administrativo de Dombe e a EN1, através do Chitausse, na província de Sofala, num troço de aproximadamente 45 quilómetros”, informou.
Na ocasião a população de Sussundenga também solicitou a asfaltagem da estrada regional número 504, que liga Munhinga e a fronteira de Rotanda, na sede do posto administrativo com o mesmo nome.
Ainda no distrito de Sussundenga, o Presidente afirmou terem sido lançados concursos para a construção de sistemas de abastecimento de água nas vilas de Sussundenga e Dombe.
O Chefe do Estado também anunciou a entrega de uma ambulância ao Centro de Saúde local, assim como a atribuição de uma viatura ao posto policial local.
No sector da saúde, o estadista garantiu que vai ser ampliado o Centro de Saúde da sede do distrito de Sussundenga, equipando-o com bloco operatório para atender às emergências cirúrgicas da região.
Já no sábado, o Chefe do Estado trabalhou no distrito de Machaze, onde orientou um comício popular, no qual tranquilizou os residentes de Machaze em relação à estrada Chitobe-Muxúngue e à ponte sobre o rio Save.
“Sabemos que é uma estrada que a estimativa inicial é de 120 milhões de dólares americanos, porque o perfil não é muito regular. Por isso está no nosso programa de governação destes cinco anos. O nosso programa também inclui a ponte sobre o rio Save, que nos vai facilitar para ir ao distrito vizinho de Massangena, em Gaza. O Governo está à procura de recursos para retomar essas actividades, logo que estivermos organizados”, disse.
O Chefe de Estado fez, anunciou, igualmente, a extensão de energia eléctrica para o Posto Administrativo de Save e para o Hospital Distrital.
Na mensagem à população, Filipe Nyusi pediu o fim de queimadas descontroladas porque dizimam as florestas e empobrecem os solos.