PR anuncia aceitação para anfitrião da 40ª Cimeira da SADC
Dar-Es-Salaam, 18 de Agosto de 2019 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, anunciou hoje, no Julius Nyerere International Conference Center, local onde decorreu a cerimónia oficial do encerramento da 39ª Cimeira da SADC, a aceitação de Moçambique em receber a 40ª Cimeira desta organização.
Discursando no evento, o Chefe do Estado disse que Moçambique está preparado para receber a missão de presidir a organização, aquando da realização da 40ª Cimeira, que decorrerá em Maputo, recebendo o testemunho da Tanzania que desde ontem preside esta organização regional.
Ainda no seu discurso de aceitação, o Presidente Nyusi agradeceu a confiança depositada ao país para acolher um evento desta envergadura, convidando aos seus homólogos a se fazerem representar na cimeira de Maputo.
“Sejam bem-vindos à 40ª cimeira dos Chefes de Estado e de Governo, em Maputo, e esperamos que para mais agendas que ficaram pelo caminho, por exemplo a transformação da do Fórum Parlamentar em Parlamento Regional, tenham Maputo como espaço próprio para serem conduzidas”, afirmou.
Para o estadista moçambicano, o sucesso dos trabalhos da cimeira que hoje termina, foi graças aos peritos e outros técnicos, que prepararam as matérias a serem discutidas, e propor consensos para o desenvolvimento da região.
“Todos os sucessos que registamos devem-se, em grande medida, ao trabalho abnegado dos nossos peritos e ministros que tudo fizeram para que a nossa cimeira alcançasse os seus objectivos”, apontou.
Aproveitando a presença dos estadistas da região, o Chefe do Estado agradecer os Estados membros da SADC pelo inestimável apoio prestado e solidariedade para minorar o sofrimento e drama humanitário provocados pela passagem dos ciclones IDAI e Kenneth no centro e norte de Moçambique.
O Presidente Nyusi agradeceu também a participação de Chefes de Estado e de Governo da região para testemunhar a assinatura do acordo de paz e reconciliação, que aconteceu em Maputo.