“Os empresários devem assumir os desafios de firmarem parcerias para o desenvolvimento” – PR
Maputo, 29 de Março de 2018 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, disse, durante o Fórum Empresarial Moçambique-Quénia, que cabe aos empresários a tarefa de assumir os desafios de firmarem parcerias de negócios para garantir o desenvolvimento.
Para o Presidente Nyusi, a experiência de negócios do Quénia, o seu exemplo de sucesso que tem estado a galvanizar a sua economia, são elementos cruciais para nortearem a relação entre os dois países como parceiros. “Este é o nosso sonho como dirigentes políticos, mas a oportunidade é colocada ao sector empresarial privado”, afirmou.
“Moçambique elegeu como áreas prioritárias os sectores da agricultura, turismo, infraestruturas e energia, que são áreas com elevado potencial económico e que tem sido muito atractivas ao empresariado, dadas as condições criadas para a atracção do investimento, tanto doméstico assim como internacional”, disse o Chefe do Estado.
O estadista moçambicano convidou aos empresários quenianos para de perto viverem a realidade da economia de Moçambique. Reconhecenhos com grande satisfação o crescente número de empresários em África com elevado espírito de empreendedorismo.
Agradeceu ao Presidente Kenyatta por trazar um grupo significativo de empresários na sua delegação, para junto dos seus colegas moçambicanos explorarem oportunidades de negócios e firmarem parcerias, como actores de desenvolvimento económico dos respectivos países.
“Com esse gesto, o Presidente Kenyatta transmite um sinal claro de que a sua governação colocou o sector privado no centro das prioridades para o crescimento económico”, constatou o Chefe do Estado..
Por sua vez, o Presidente do Quénia, Uhuru Kenyatta, afirmou que aquela era uma oportnidade para os empresários de Moçambique chegarem ao mercado queniano, assim como o sector privado do Quénia a investir mais em Moçambique.
“As nossas economias são similares, e podemos trocar experiências para o desenvolvimento do sector privado dos nossos países, pois entendemos que os governos devem criar facilidades aos verdadeiros dinamizadores das nossas economias”, disse.
O Presidente do Quénia informou que no seu paíso Governo tudo faz para permitir uma ambiente são para a melhoria dos indicadores do Doing Business, através da simplificação dos procedimentos, melhoria das leis e facilitação da operação do sector privado. “Se os empresários têm sucesso, Quénia tem sucesso”, concluiu.