“O aeroporto em Gaza é uma realidade” – Presidente Nyusi
Licilo (Gaza), 02 de Abril de 2018 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, disse hoje, durante o comício popular que orientou na Localidade de Licilo, Posto Administrativo de Chissano, no Distrito de Limpopo, que a existência de um aeroporto em Gaza é uma realidade.
“A existência de um aeroporto nesta Província é uma realidade. Já se lançou o concurso para a selecção da empresa que vai construir o aeroporto, já se fez o estudo da viabilidade ambiental e as respectivas medições da área, e a construção vai começar dentro deste ano. Também já foi assinado o memorando de entendimento para o financiamento, o que quer dizer que já há dinheiro para a construção”, informou o Presidente Nyusi.
Para o Chefe do Estado, a existência de um aeroporto na Província de Gaza vai facilitar a vida, não só dos moradores da Província, mas também dos turistas que todos os anos visitam a Província, assim como contribuir para o seu desenvolvimento, e do país no geral.
“Há dias havia mau tempo em Maputo, e os aviões não podiam aterrar, e foi preciso que fossem orientados para a Cidade da Beira. Com o aeroporto de Xai-Xai, seria mais prático pois está mais perto de Maputo”, exemplificou o estadista, para quem a justificação de que não há necessidade de um aeroporto em Xai-Xai porque está perto de Maputo, não faz sentido, pois Beira está perto de Manica, mas as duas cidades têm aeroportos.
Ainda falando do processo de desenvolvimento da Província de Gaza, o Chefe do Estado falou do Projecto das areias pesadas de Chibuto, afirmando que o Governo mobilizou investidores e o projecto de areias pesadas de Chibuto é uma realidade já em funcionamento.
“Este projecto de areias pesadas gera emprego e um desenvolvimento periférico que ajuda Gaza a crescer. Há previsão de construção de uma linha férrea Chibuto-Chókwè. E como produto de reassentamentos da população abrangida pelo projecto das areias pesadas, nasceram novas infraestruturas como, casas melhoradas, um grande supermercado e um hotel, para além de melhoria das condições sócio-económico das populações reassentadas”, explicou o Presidente da República.
Falando do actual momento político, o Presidente Nyusi exortou aos que vivem nas autarquias a aderirem ao recenseamento. “Vamos todos mobilizar os nossos conhecidos para que façam o recenseamento eleitoral, pois só assim continuaremos a desenvolver e a fortificar a nossa democracia. Temos que recensear para participarmos na construção da nossa democracia”, enfatizou o estadista, instando aos cidadãose a recensearem-se nos postos existentes perto dos seus locais de residência para que haja transparência no processo.
Exortou ainda à população em geral a não fazer justiça com as próprias mãos, e a optar por conduzir os malfeitores ou suspeitos de cometer crimes para as autoridades competentes que têm o trabalho de julgar de acordo com o ordenamento jurídico prevalecente.