“Num mundo dominado pelas TIC´s é fundamental dominar esta ferramenta” – Presidente Nyusi
Maputo, 14 de Março de 2018 - O Presidente da República e Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança, Filipe Jacinto Nyusi, disse hoje, , que num mundo dominado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação, é fundamental que as Forças da Lei e Ordem tenham o total domínio desta ferramenta.
“É exigido que sejam capazes de, através dela, identificar os sinais de potenciais actividades criminosas bem como os seus autores, e tomar as medidas pertinentes em tempo útil”, sublinhou o estadista moçambicano.
Segundo o Chefe do Estado, que falava na Academia de Ciências Policias (ACIPOL), em Michafuetene, distrito de Marracuene, em Maputo, no encerramento do XIII Curso de Ciências Policiais, isto permitirá que os seus graduados estejam à altura das exigências ditadas pela prevenção e combate à criminalidade do século XXI.
No mesmo diapasão, o Presidente Nyusi alertou para a necessidade de prevenção e combate aos crimes cibernéticos, que, na sua perspectiva, é uma realidade atípica, mas cada vez mais actual e com efeitos perversos, dada a sua rápida propagação e a dificuldade de reparação dos danos.
Para o Chefe do Estado moçambicano, fenómenos como a justiça com as próprias mãos, os vulgos linchamentos, exigem uma abordagem multidisciplinar muito abrangente, para que se possa compreender as suas verdadeiras causas e desenhar as soluções mais apropriadas para enfrentar o fenómeno.
“Importa igualmente que o nosso académico policial possa interpretar as razões que estão por detrás da vandalização ou destruição de esquadras, sabido o papel que este desempenha na protecção dos cidadãos e das comunidades”, referiu o Presidente Nyus, para quem o uso da força para fazer cumprir a Lei deve ser uma excepção e nunca a regra.
Assim, o Presidente da República exortou a Academia de Ciências Policiais (ACIPOL) para aprimorar continuamente o seu currículo de formação, dedicando particular atenção às novas formas de criminalidade.