Moçambique apoia regresso voluntário de ruandeses
Kigali (Ruanda), 20 de Julho de 2018 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, expressou esta quinta-feira, em Kigali, a disponibilidade do Governo moçambicano de continuar a dispensar todo o apoio aos ruandeses que voluntariamente manifestarem o desejo de regressarem ao seu país.
O Presidente Nyusi, que discursava no banquete de Estado em sua honra oferecido pelo Presidente do Ruanda, Paul Kagame, disse que tal exercício deverá ser feito em colaboração com o Governo ruandês, acrescentando que o Governo moçambicano continuará a acolher aqueles ruandeses que queiram permanecer em Moçambique no espírito de irmandade dos povos africanos.
“O governo de Moçambique continua a dar atenção aos ruandeses no país, porque este grupo de cidadãos tem estado a contribuir para a empregabilidade dos nossos concidadãos e na geração de rendas familiares através da promoção de pequenas e medias empresas”, disse o Presidente da República.
Dados oficiais indicam que Moçambique alberga uma comunidade ruandesa estimada em cerca de três mil pessoas, entre refugiados, requerentes de asilo e outros com cidadania regularizada.