Moçambique acolhe Fórum de Negócios EUA-África
Maputo, 26 de Junho de 2018 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebeu na tarde de hoje a Presidente do Corporate Council on África (CCA), Florizelle Liser. o CCA é uma associação de negócios que congrega empresas dos Estados Unidos da América e da África, entre multinacionais, pequenas e médias empresas.
Criado em 1993, o CCA visa promover o comércio e investimento entre os Estados Unidos e África, assim como criar parcerias de negócios entre empresas americanas e africanas.
O Fórum de negócios EUA-África é o maior evento, e junta os Chefes de Estado e de Governo de África, funcionários séniores do Governo dos Estados Unidos e CEO´s de de empresas de África e dos Estados Unidos, num total de 800 a 2000 pessoas.
Falando à imprensa após a audiência concedida pelo Chefe do Estado, Florizelle Liser disse que sentia-se muito lisonjeada por ter se encontrado com o Presidente Filipe Nyusi, que garantiu que ele e o seu Governo estão prontos para receber este Fórum, o mesmo sentimento demonstrado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, assim como o Ministro da Indústria e Comércio.
“Dois aspectos fundamentais pesaram para a escolha de Moçambique para acolher este evento entre os dois países que se candidataram. Uma delas é que o Presidente Nyusi tem sido muito activo nos eventos do CCA , tendo em 2017 participado na nossa cimeira que foi organizada nos Estados Unidos da América onde foi o principal orador”, disse a Presidente do CCA.
Ela recordou que em Janeiro deste ano, em Addis Abeba, à margem da Cimeira da União Africana, o Presidente da República participou, com mais seis Chefes de Estado no Fórum que aconteceu naquela cidade à margem da Cimeira, onde também foi o principal orador, e enfatizou que conta o dinamismo das relações entre os Estados Unidos e Moçambique.