“Exigir instalação de infraestruturas é um direito” – Presidente Nyusi
Matola (Maputo), 27 de Abril de 2018 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, disse hoje, durante o comício popular que orientou no Bairro de Intaka no Município da Matola, que exigir instalação de infraestruturas nos novos aglomerados residenciais é um direito, pois todos temos o direito de viver condignamente.
“As infraestruturas que exigem é um direito, pois todos precisamos de viver condignamente, por isso que é um direito exigir que se instale as infraestruturas em zonas que não têm”, disse o Chefe do Estado interagindo com a população da Província de Maputo.
Para o estadista, o desenvolvimnto traz consigo desafios, dando exemplo do facto de a população estar a pedir pontes aéreas para a travessia de peões na Circular de Maputo, enquanto num tempo não muito distante, a mesma população pedia estradas. Isto é, a construção da estrada suscitou outro desafio que é a necessidade da existência das pontes aéreas.
“Temos toda a razão de exigir infraestrutruras, pois isso é a real necessidade da população. O importante neste aspecto é discutirmos como podemos rapidamete satisfazer essas necessidades. Não hesitem em pedir, pois juntos vamos combinar o que é prioritário, de acordo com os meios existentes”, disse o estadista.
O Presidente Nyusi disse que não se pode ter dificuldades de dizer que hoje não é possível satisfazer o pedido, mas amanhã sim, ou mesmo que nao podemos fazer. “Isso não é fraqueza. A fraqueza é não saber o que temos que fazer”, explicou o Presidente da República.
Para o Chefe do Estado, Moçambique está em crescimento, e a população também está a crescer, por isso em todas as intervenções deve se ter uma visão futurista sobre o que se quer dos investimentos.
“Este crescimento da população deve ser acompanhado de infraestruturas sócio-económicos condizentes, assim como de recurso humanos especializados tanto no sector da educação, assim como da saúde”, afirmou.
Para o Presidente Nyusi, o crescimento da Cidade da Matola e da Província de Maputo no geral, deve ser acompanhado de infraestruturas, como vias de acesso e os respectivos meios de transporte. A energia não pode só estar nos centros urbanos ou nos empreendimentos comerciais, segundo o Chefe do Estado, mas deve ser expandida de acordo com o crescimento demográfico.
“A população nunca deve estar em desespero, porque precisamos de avançar em conjunto, e temos que trabalhar para podermos avançar, e não podemos perder o nosso foco com discussões que só nos atrasam”, instou o Presidente Nyusi.
De referir que ainda hoje, o Chefe do Estado, para além do comício popular que orientou no Bairro de Intaka, dirigiu a Sessão Extraordinária do Governo Distrital da Matola; uma reunião com os empresários, e outra com os jovens da Província de Maputo.