“É uma honra visitar Moçambique” – Director Geral da OMC
Maputo, 14 de Fevereiro de 2019 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebeu, hoje, em audiência, o Director-Geral da Organização Mundial do Comércio, Embaixador Roberto Azevêdo, com o qual discutiu aspectos relacionados com a estabilização da economia.
Depois de ser recebido em audiência, o Director-Geral da OMC disse sentir-se honrado por visitar Moçambique, um país que tem feito visíveis progressos nas áreas de estabilidade politica e economica, com muitos desafios como sempre.
“A minha troca de impressões com PR foi de saber como a OMC pode ajudar na estabilização económica. Os desafios são muitos, mas chegamos à conclusão que há espaço para cooperação e aprofundamento do dialogo, pois é de interesse comum que o país avance em todas as áreas”, disse.
Segundo o Director-Geral da OMC, esta organização tem vários projectos em andamento, tanto na cooperação técnica, que se encontra na sua segunda fase. O Embaixador acrescentou que é importante que se implemente os acordos existentes o mais rapido possível, numa perspectiva da sua harmonização com os planos do Governo, que apostam na diversificação economia e na capadidade de reponder às necessidades da padronização do standard técnico das condições fitosanitárias.
“O país tem avançado muito, sobretudo no processo da pacificação e da estabilidade económica. Tem as suas limitações de endividamento para avançar com rapidez, mas é claro que não é apenas Moçambique, mas o continente em si tem limitações de endividamento e da captação de investimento e financiamento para infraestruturas”, disse.