Corpo Diplomático saúda PR pelos avanços alcançados no Processo da Paz
Maputo, 03 de Junho de 2019 – O Corpo Diplomático acreditado em Moçambique, saúda, através de várias mensagens, o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, pelos avanções alcançados no Processo da Paz, essencialmente a calendarização das etapas para a Paz Efectiva.
As várias mensagens surgem depois do encontro realizado pelo Chefe do Estado com o Presidente da Renamo, na Cidade de Chimoio, onde foram calendarizadas as etapas para o alcance da Paz efectiva, com destaque para o processo de DDR.
O Embaixador da Suíça e o Presidente do Grupo de Contacto, na sua mensagem diz que foi com muita satisfação que o Grupo de Contacto recebeu a notícia de que os meses de Junho e Julho de 2019 serão dedicados ao processo de Desmobilização, Desmilitarização e Reintegração (DDR), assim como a um acordo de cessar-fogo definitivo em Agosto de 2019, que dará início à assinatura de um Acordo para a paz definitiva.
“Há muito trabalho a ser feito nas próximas semanas e meses e, em nome do Grupo de Contacto, reafirmo fortemente nosso compromisso de apoiar o processo. Continuamos comprometidos em garantir o acompanhamento e a implementação de todos os acordos”, diz a mensagem do Embaixador Mirko Manzoni, Embaixador da Suiça, e Presidente do Grupo de Contacto.
Já os Estados Unidos da América (EUA), através da sua embaixada em Maputo, afirma que felicita o Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, e o Presidente da Renamo, Ossufo Momade, pelo seu anúncio conjunto de concluir o processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) nos meses de Junho e Julho, e por terem expressado a intenção de assinar um acordo de cessar-fogo definitivo e um acordo de paz permanente em Agosto.
“Os Estados Unidos saúdam esta notícia de progresso rumo ao alcance destes marcos-chave antes das eleições gerais de Outubro, e instam ambos os lados a continuar a tomar medidas concretas e simultâneas para cumprir os seus respectivos compromissos de alcançar um oportuno e completo DDR dos combatentes da Renamo”, diz a mensagem da Embaixada americana.