“Conteúdo Local deve tornar empresariado nacional competitivo” - PR
Pemba, 15 de Agosto de 2018 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, disse ontem em Pemba, que é visão do Governo que o conteúdo local em Moçambique facilite a participação do empresariado nacional no mercado internacional, e oferta de bens e serviços de forma a tornar-se cada vez mais competitiva.
“A criação das oportunidades locais faz parte das estratégias para o sector de petróleo e gás onde a indústria deve contribuir com a criação de empregos, desenvolvimento tecnológico, aumento de renda nacional, individual, no crescimento económico e melhoria da vida de todos moçambicanos”, disse o Estadista.
Para o Chefe do Estado, o Seminário de Oportunidades Locais, que realizou-se em Pemba, encerra um potencial para mudar o paradigma da relação entre os grandes investimentos, o Governo, as comunidades locais e o empresariado nacional.
O Presidente da República afirmou, também, que o evento servirá para assegurar mais oportunidades locais de empregos e de qualificação de mão-de-obra nacional, e o seminário tem como objectivo tornar mais robusto o sector empresarial nacional que constitui mais-valia num Estado cada vez mais forte, e facilitar as actividades dos investidores do petróleo e gás, com destaque para a empresa Anadarko.
“O Governo continua a trabalhar para o incremento do desempenho da nossa economia, não precisamos de gritar que a nosso economia está em franca recuperação, precisamos de prova-lo”, disse o Presidente Nyusi.
O estadista afirmou ainda que os desafios pelos quais o país tem passado em todas as esferas, a partir das adversidades naturais até ao nível económico-financeiro, são uma lição, quer para o empenho colectivo dos moçambicanos na procura da paz efectiva, bem como na melhoria da exploração dos recursos minerais, transformando-os em riquezas que sirvam os moçambicanos.