União Africana: PR alerta para ameaças crescentes ao continente

Data: 09/02/2022
 
Intrevenção Plenária

Maputo, 09 de Fevereiro de 2022 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, alertou, durante a sua intervenção na 35ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), que decorreu em Addis Abeba, Etiópia, para a crescente onda de ameaças que o continente africano enfrenta, entre as quais se destacam o terrorismo e extremismo violento.

 “A África confronta-se actualmente com ameaças crescentes e perigosas, entre as quais se destacam o terrorismo e extremismo violento. Os terroristas, integrando cidadãos nacionais e estrangeiros, matam, sequestram, esquartejam populações, queimam as suas casas, destroem infra-estruturas e equipamentos, saqueiam produtos e bens de populações” referiu o estadista.

Por outro lado, o Chefe do Estado moçambicano destacou o apoio recebido vindo de países irmãos, sublinhando que a intervenção no da SADC, quadro regional, e do Ruanda, no bilateral, permitiu conter e reverter as acções de terrorismo, travando a sua expansão pela região da África Austral.

“Desde Julho de 2021, o desdobramento do contingente das Forças de Defesa e Segurança do Ruanda e das forças de alerta da SADC, ao lado das Forças de Defesa e Segurança de Moçambique, combatem com sucesso os grupos terroristas e de extermínio violento em Cabo Delgado. A intervenção sinérgica, no quadro regional e bilateral em curso, num curto espaço de tempo, logrou conter e reverter as acções de terrorismo, travando a sua expansão pela região da África Austral”, afirmou o Presidente Nyusi. 

O estadista moçambicano agradeceu a todos os países irmãos pelo apoio, tanto directa, assim como indirectamente, uns com apoio em equipamentos, outros com treinamento e apoio humanitário nesta complexa tarefa de combater o terrorismo em Moçambique.