“Tenho a total confiança em vocês, no vosso sentido de missão” - PR

Data: 25/09/2021
 
Discurso

Maputo, 25 de Setembro de 2021 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, disse em Nampula que deposita total confiança nas Forças de Defesa e Segurança de Moçambique no garante da defesa da soberania, integridade, inviolabilidade e combate ao terrorismo no país

“Eu tenho a total confiança em vocês, na vossa chefia, no vosso sentido de missão, na vossa capacidade de superar as adversidades, dentro de uma plena consciência do cumprimento da condição militar. Na qualidade de vosso comandante em chefe, em nome do povo e do governo da República de Moçambique, reiterando o nosso empenho de continuar a proporcionar-vos, à medida das capacidades e possibilidades do país, as condições e os recursos de que necessitam para o cumprimento das missões da pátria” - disse o Presidente da República.

O Presidente Nyusi falava na Academia Militar Samora Machel na qualidade de Comandante – Chefe das Forças de Defesa e Segurança de Moçambique na sua saudação ao Comando Superior, no quadro dos 57 anos do desencadeamento da Luta armada de Libertação Nacional e dia das FADM a celebrar-se no dia 25 de Setembro.

O Comandante-Chefe das FDS, saudou a colaboração existente entre as forças de defesa de Moçambique, Ruanda e da SADC no Teatro Operacional Norte de combate ao terrorismo que está a se subscrever em recuperação de zonas que haviam sido invadidas pelos terroristas.

“Regozijamo-nos pelo alto espírito de colaboração e coordenação com as forças congéneres do Ruanda e da SADC, que vieram para nos apoiar. Cabe às Forças Armadas de Defesa de Moçambique, e todas as Forças de Defesa e Segurança e os moçambicanos, a responsabilidade primária de defender a soberania e integridade territorial do nosso país”- enfatizou o Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança de Moçambique.

O Chefe do Estado reconhece os desafios que as FADM têm, alguns dos quais que passam pelo aumento de capacidade operativa através de formações em diversas áreas.