Televisão por satélite chega a mais 2,5 milhões de moçambicanos

Data: 14/12/2020
 
Inauguração de Sistema de transmição de TV digital para 1000 Aldeias em Moçambique pela Startime2

Maputo, 14 de Dezembro de 2020 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, dirigiu, esta sexta-feira, no posto administrativo de Cazuzu, distrito de Murrupula, província de Nampula, a cerimónia de conclusão do projecto de acesso à televisão por satélite. Assim, mais 2,5 milhões de moçambicanos passam a beneficiar desta iniciativa.

A televisão por satélite que vai abranger mil aldeias moçambicanas e outras 10 mil do continente africano, e visa complementar os esforços do Governo na garantia da inclusão digital, no contexto da migração digital em curso no país.

No seu discurso, o Presidente Nyusi lembrou que o projecto, iniciado em 2018, resulta do compromisso assumido em Dezembro de 2015 pelo Presidente da China, Xi Jinping, no Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), realizado na África do Sul.

Segundo o Presidente da República, “assistir uma televisão é uma das formas mais produtivas de explorar o tempo, pois possibilita o acesso à informação, o que contribui para o exercício da cidadania, valorização da nossa cultura e línguas, promoção da inclusão social e desenvolvimento das comunidades”.

Na cerimónia, houve ainda a entrega de um conjunto de televisores, descodificadores e outros equipamentos.