“Sector agrário impulsiona economia depois da crise” - PR

Data: 21/11/2021
 
PR no lancamento da Campanha Agrária 2021-2022

Maputo, 21 de Novembro de 2021 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, revelou que o sector agrário poderá registar um crescimento de 13.9 por cento, consolidando-se como um dos principais impulsionadores da retoma da economia depois da crise gerada pela Covid-19 e da incerteza sobre a sua evolução no mundo.

O Chefe do Estado falava no distrito de Vanduzi, província de Manica, durante o lançamento da Campanha Agrária 2021-2022, acto que se realizou sob o lema  “Agricultura sustentável 2021 – 2022, transformando vidas”.

Na ocasião, o Presidente Nyusi considerou de positivos os resultados da época agrícola terminada, o que, como disse, abre boas perspectivas para a nova campanha agrária.

“O Governo trabalha diariamente para melhorar o ambiente de negócios com o objectivo de atrair mais investimentos para o sector agrícola nacional, tendo, para o efeito, simplificado os processos burocráticos no licenciamento e emissão de títulos de uso e aproveitamento da terra, a tramitação de processos relacionados com obrigações fiscais, reabilitação da rede de infra-estruturas energéticas, investimento contínuo no complexo multimodal de transporte rodoviário, ferroviário e marítimo nos três principais corredores do país e a reabilitação e edificação de infra-estruturas de abastecimento de água” sublinhou.

O Governante moçambicano destacou igualmente que os bons resultados da campanha que terminou permitem projectar níveis de segurança alimentar satisfatórios, não obstante existirem situações com níveis de segurança alimentar crítica em certas regiões do país.

“São resultados que nos enchem de esperança e renovam a nossa confiança no caminho que temos de seguir, tendo como pressupostos o facto de se preverem chuvas normais”, salientou.