Presidente da República trabalha em Tete

Data: 02/08/2018
 
Comicio

Maputo, 02 de Agosto de 2018 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, que efectua uma Visita Presidencial à província de Tete, onde para além de dirigir a Sessão Extraordinária do Governo Provincial, orientou comícios populares, e visitou empreendimentos sócio-económicos.

Uma das actividades do Chefe do Estado, foi o seu testemunho à entrega de cinco mil carteiras escolares, no dia 30 de Julho, numa escola em Manje, sede do distrito de Chiuta. O estadista , intervindo na ocasião, disse acreditar que, até 2019, não haverá crianças a sentarem no chão nas escolas moçambicanas.

De acordo com o Chefe do Estado moçambicano, isso vai permitir que os alunos estudem em melhores condições, pois os esforços que o governo de Moçambique tem vindo a desencadear, visam criara essas condições, por isso o Programa de Produção e Distribuição de Carteiras Escolares, no país.

Na ocasião o estadista moçambicano anunciou que, em 2019 serão produzidas 60 mil carteiras, que deverão ser disponibilizadas a outros estabelecimentos de ensino.

No dia 31 de Julho de 2018, o Presidente Nyusi escalou a localidade de Nkantha, distrito Chifunde onde exortou à população, para não a sua produção nos países vizinhos, pois estes colocam na sua própria estatísticas de produção no mercado africano e mundial.

Na ocasião referiu que a produção familiar de milho suporta os moçambicanos em situações de fome, e há necessidade de criar excedentes. O Chefe do Estado advertiu que o preço de milho que os malawianos praticam, por exemplo, que é de 100 kwachas por quilograma, na verdade corresponde a 10 Meticais.

“Não se se deixem enganar, porque, como podem ver, a moeda moçambicana é mais forte do que a do Malawi, e 100 kwachas são somente dez meticais”, explicou o estadista.

Ainda em Nkantha, o Presidente da República testemunhou ao lançamento da primeira pedra da construção do balcão do Banco Comercial de Investimento (BCI).