Presidente da República saúda Comunidade Muçulmana
Maxixe, 16 de Junho de 2018 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, saudou nesta sexta-feira a Comunidade Muçulmana de Moçambique pela passagem do Ide-Ul-Filtre, que marca o fim do periodo de Ramadan.
Intervindo na ocasião, o Chefe do Estado exortou os muçulmanos do país a continuarem a ser bom exemplo de amor ao próximo, à justiça e à solidariedade, observando o princípio consagrado no alcorão.
“É nas mesquitas onde os jovens muçulmanos recebem importante parte da sua educação religiosa, sendo por isso essencial que elas continuem a incutir na camada juvenil crenças e valores, de modo a não usarem a sua própria religião para promover ódio e violência”, afirmou o estadista.
O Presidente da República disse também que o Ramadan contribui para o fortalecimento da irmandade, da razão, paz e reconciliação entre os homens, e por isso os moçambicanos têm o orgulho de possuir no país uma Comunidade Islâmica cada vez mais presente, desenvolvendo trabalho espiritual e humanitário.
Disse que o sucesso que se tem registado na superação das adversidades revela a solidez dos laços que unem os moçambicanos e a riqueza da sua diversidade. Para Nyusi, a reflexão colectiva deve conduzir os muçulmanos, que são parte importante da sociedade moçambicana, a contribuírem na busca duma solução eficaz para fortalecer a paz e o desenvolvimento económico nacional.
“Queremos reafirmar a convicção de que os desafios e os constrangimentos, seja qual for a sua magnitude, de modo algum irão distrair-nos, porque a imagem que temos do Islão é de uma religião profundamente pacífica e de valores nobres de convivência harmoniosa entre as pessoas, uma religião comprometida com o bem”, disse.
