Presidente da República reúne-se com líderes religiosos

Data: 02/07/2020
 
PR reúne-se com líderes religiosos 1

Maputo, 02 de Julho de 2020 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, reuniu na tarde de ontem, no seu Gabinete de trabalho, com líderes de diversas confissões religiosas, para fazer o balanço dos três meses do Estado de Emergência.

Intervindo na ocasião, o estadista moçambicano deu o ponto de situação de como o nosso país está nas medidas de prevenção e combate a COVID 19, e ainda falou das medidas tomadas pelo Decreto da última prorrogação do Estado de Emergência.

Na sua intervenção, os líderes religiosos propuseram ao Presidente Nyusi a reabertura das igrejas e mesquitas, mediante um conjunto de medidas para evitar a propagação do novo coronavírus, incluindo a limitação do número de participantes e o reforço das medidas de prevenção.

Segundo a Ministra de Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, os líderes líderes religiosos trouxeram uma proposta clara. "A proposta que eles trazem é, na verdade, um pedido para que haja um tratamento igual relativamente às outras actividades em que já houve um relaxamento das limitações", declarou a ministra.

Segunda a governante, parte das medidas propostas pelos líderes religiosos tem que ver com a necessidade de limitar, por exemplo, o número de participantes por culto ou por evento, o que é pacífico, explicando que a limitação pode ser em função do espaço ou mesmo de um número concreto, independentemente do espaço de concentração.