Presidente da República lança PRODAPE em Chitima

Data: 29/05/2021
 
_DSC5352

Tete, 29 de Maio de 2021 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, procedeu ontem ao lançamento da Cerimónia do Lançamento do Projecto de Desenvolvimento da Aquacultura de Pequena Escala (PRODAPE), sob o lema, “Por Uma Aquacultura Sustentável, Promovendo Negócio Lucrativos”.

Na sua intervenção, o Chefe do Estado afirmou que a promoção da aquacultura dominada pelo sector familiar cabe perfeitamente na visão estratégica do Governo, pois o processo favorece a inserção de famílias rurais na economia, e em toda a cadeia de valor para geração de emprego e rendimentos

"Hoje viemos aqui fazer o lançamento de um projecto estruturante que irá marcar uma viragem na abordagem da actividade de aquacultura no país, durante o próximo quinquénio. Nós gostamos de começar com actos controláveis, mas para crescer, e não começar grande para descermos. Fizemos isso com o Sustenta”, disse o Presidente Nyusi.

De referir que o PRODAPE vai iniciar em 23 distritos das províncias do centro e norte do país, abrangendo elementos basilares para o sucesso do projecto, nomeadamente pequenos produtores, empresários da aquacultura rural, jovens, mulheres, recém-formados em aquacultura, entre outros.

O estadista lançou um vigoroso apelo a todos os intervenientes desde os gestores de nível central até aos níveis mais baixos para se empenharem, convergindo para o mesmo objectivo e que os processos tais como o licenciamento não sejam burocratizados.

“Vimos hoje uma demonstração do potencial do sector através da exposição na feira. Fiquei encorajado e estimulado com o facto de ter visto todas as províncias com amostras da aquacultura em toda cadeia de valor, desde a produção de soja, e outros cereais, transformados em rações para alimentar o peixe”, referiu.