Presidente da República inaugura Ponte Maputo-KaTembe

Data: 10/11/2018
 
IMG_2397

Maputo, 10 de Novembro de 2018 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou a ponte Maputo-KaTembe, a maior ponte suspensa de África, erguida sobre a baía do Maputo, e as respectivas estradas de ligação, incluindo a portagem localizada na KaTembe.

No comício realizado alusivo à inauguração da ponte, o Chefe do Estado destacou a importância e os ganhos económicos e sociais que o projecto vai trazer. "Foi pensando no potencial da infraestrutura para alavancar a economia moçambicana que, sem hesitações, decidimos avançar com firmeza para a concretização da ponte", referiu.

Em momentos distintos, O Presidente Nyusi procedeu ao descerramento da placa da estrada que dá acesso à ponte, a partir da cidade de Maputo, atravessou a ponte por automóvel até à KaTembe, onde inaugurou o posto de portagem.

No terceiro momento, o Chefe de Estado, dirigiu um comício popular que assinalou a abertura das infra-estruturas ao público, que igualmente marcou as celebrações dos 131 anos da Cidade de Maputo, que hoje se comemora.

No local, o Presidente da República colocou um novo desafio aos intervenientes na construção que é a manutenção da ponte e das estradas, apelando, igualmente aos automobilistas para usarem as infra-estruturas devidamente, e não para semear luto para as famílias moçambicanas.

“A ponte é sinónimo da nossa unidade nacional, superação das nossas dificuldades e diferenças, porque vai ligar o país desde o Rovuma ao Maputo, um sonho de Samora Machel, de Joaquim Chissano, operacionalizado por Armando Guebuza e que nós testemunhamos hoje”, salientou o estadista.

Com a inauguração da ponte é possível viajar, por via rodoviária, de forma segura, desde a província do Cabo, na África do Sul, até ao norte de África, atravessando toda a extensão do nosso país, realizando o desejo africano instituído desde a fundação da OUA, em 1963.

Após o comício, o Presidente Nyusi dirigiu-se a Ponta de Ouro via rodoviária, onde procedeu à inauguração das estradas de ligação associadas ao projecto da ponte Maputo-Katembe, concretizando-se oficialmente a ligação do país do norte a sul.

Leia na Íntegra o Discurso do PR