Presidente da República endereça mensagem pelo Dia Mundial da Pesca

Data: 23/11/2020
 
pescadores_2016_330_228

Maputo, 23 de Novembro de 2020 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, endereçou uma mensagem pela passagem do dia 21 de Novembro, Dia Mundial da Pesca que se celebra sob o lema: “Incrementar a produção, promovendo a resiliência costeira e pesqueira”.

Na sua mensagem, o Chefe do Estado afirma que o lema deste ano, remete-nos para a necessidade de uma nova visão sobre a pesca que procure responder as novas ameaças que a pesca marinha e das águas interiores enfrentam para atingirmos a meta de um mundo sem desnutrição e fome. Entre as adversidades, temos o crescimento da população, a redução dos estoques do pescado, a crescente procura de alimentos aquáticos, a degradação do meio ambiente e as mudanças climáticas em particular em zonas costeiras. 

“Neste contexto, gostaríamos de apelar aos profissionais da pesca e a todos os compatriotas para uma maior vigilância no nosso combate à pesca ilegal e o uso de práticas prejudiciais a sustentabilidade da pesca. Como governo, reiteramos o nosso compromisso de trabalhar com todos os intervenientes na cadeia de valor da pesca na criação de condições que aumentem a resiliência das comunidades e desenvolvam formas sustentáveis e justas de pesca rumo a uma economia azul cada vez mais forte”, diz ainda a mensagem do estadista moçambicano.

Segundo o Presidente Nyusi, pescar de forma responsável é desenvolver Moçambique. As mudanças climáticas e a preservação do ambiente exigem de nós todos a capacidade de adaptação das nossas práticas de pesca, acrescentando que esta efeméride chama-nos a atenção para a importância dos produtos da pesca e a necessidade de preservação do habitat do peixe e outros produtos aquáticos por constituírem a fonte de sustento e segurança alimentar para muitos, em particular para as comunidades dos pescadores.

“Por esse motivo, queremos aproveitar esta ocasião para saudar os pescadores, armadores, processadores de pescado e demais profissionais ao longo da cadeia de valor da pesca pelo seu empenho, dedicação e devoção a esta actividade que muito tem contribuído para o crescimento da nossa economia”, diz a mensagem do Presidente da República.