Presidente aa República inaugura Monumento e Centro de Interpretação

Data: 27/09/2019
 
25.09.2019 - PR inaugura Monumento sos Combatentes

Maputo, 26 de Setembro de 2019 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou, na Praça dos Combatentes, em Maputo, o Monumento e Centro de Interpretação em homenagem aos combatentes da luta de libertação nacional.

Na ocasião, o Chefe do Estado moçambicano destacou a importância do combatente na construção do Estado de Direito democrático no país.

Para o Chefe do Estado moçambicano, um povo sem memória é igual a um povo sem história e salientou que o local vai servir de reencontro do passado recente de Moçambique.

“Aqui está a fundação do nosso edifício chamado República de Moçambique. Este não é mais um monumento; este é o local de viagem, de reencontro com o nosso passado recente, de busca de raízes das razões da história preservada e difundida por todos nós”, sublinhou o Estadista moçambicano.

De referir que na parte exterior do monumento estão gravados nomes de vários combatentes que perderam a vida em confrontos dentro e fora do país.

No centro de interpretação em homenagem aos combatentes estão patentes retratos que explicam os momentos políticos que o país atravessou até culminarem com a independência nacional.

O Presidente da República disse que é dever dos moçambicanos destacar e enaltecer os heróis nacionais.

“Com este monumento queremos preservar a nossa eterna gratidão aos combatentes que tombaram lutando para independência e dignidade como um povo. Por isso, é nosso dever como um povo, destacar e enaltecer os nossos heróis, os nossos concidadãos que se singularizaram pela relevância dos seus feitos pelo progresso, paz, unidade nacional entre os moçambicanos, os povos da nossa região e do mundo”, destacou o Presidente Nyusi.