PR termina Visita Presidencial a província de Tete

Data: 30/07/2020
 
Conservatória Cahora BAssa

Tete, 30 de Julho de 2020 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, efectuou uma Visita Presidencial a província de Tete, de 29 a 31 de Julho, com o objectivo de interagir com as autoridades locais sobre o cumprimento dos planos de desenvolvimento da província.

A porta de entrada foi o norte da província, no distrito de Chifunde, onde inaugurou o Palácio da Justiça. Seguiu depois para o distrito de Cahora Basssa, onde na vila Sede, Chitima, inaugurou a Conservatória Distrital de Registos e Notariado e, depois, a Delegação Distrital do Instituto Nacional de Segurança Social, instituições que passam a providenciar serviços com melhores condições de comodidade.

O Tribunal Judicial Distrital de Chifunde, junto à fronteira com as Repúblicas do Malawi e Zâmbia, vai funcionar, doravante, num edifício convencional e moderno.Tete é a segunda província do país receber o Presidente da República.

Depois desses eventos, o Chefe do Estado orientou uma reunião com o Conselho Executivo Provincial e depois com o Conselho dos Serviços de Representação do Estado, em separado. Na ocasião, o Presidente Nyusi explicou o objectivo da Visita Presidencial, que é de conhecer pessoalmente os quadros que compõem os órgãos e depois saber como eles estão a funcionar no novo figurino de governação provincial, para além de saber das dificuldades e do estágio de implementação do Plano Económico e Social (PES) para o presente ano e, por fim, como é que as províncias estão a lidar com a crise causada pela pandemia da COVID-19.

O estadista ainda procedeu ao lançamento do Projecto Sustenta, do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural.