PR satisfeito com os resultados da 44ª Cimeira da SADC
Harare (Zimbabwe), 17 de Agosto de 2024 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, manifesta sentimento de satisfação e sucesso da sua participação na 44ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), realizada sábado em Harare, capital do Zimbabwe.
Em entrevista aos órgãos de Comunicação Social no término do evento, o estadista falou de uma Cimeira bem-sucedida e participada, em que os Chefes de Estado e de Governo discutiram “muito profundamente” os assuntos e seguindo a agenda da organização regional.
“Foi melhor reunião. Acho que estamos a evoluir. A cada dia que passa as reuniões são muito consensuais e estamos todos de parabéns. Ouvimos o relatório da Troika, com matérias mais sobre a cooperação, política, defesa e segurança. Discutimos com profundidade a situação [política e de segurança] do Lesotho e de eSwatini, onde notamos que há evolução”, disse o estadista.
A Missão Militar da SADC (SAMIM), que apoiou Moçambique no combate ao terrorismo na província de Cabo Delgado, foi outro assunto que o Chefe de Estado fez referência, tendo sobre esta matéria aproveitado a ocasião para agradecer pelo contributo.
Outrossim, o governante agradeceu aos homólogos pelo suporte que deram nos quase 10 anos em frente dos destinos da nação, incluindo quando presidiu a Troika e a SADC, como também o facto de terem endossado a candidatura do país ao Conselho de Segurança das Nações Unidas onde Moçambique é Membro Não-Permanente.
Conforme o previsto, a Cimeira elegeu o Presidente do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, para o cargo de Presidente da SADC e o Presidente do Madagáscar, Andry Rajoelina, para próximo Presidente do organismo.
A Cimeira elegeu igualmente a Presidente da Tanzânia, Samia Hassan, para Presidente do Órgão de Cooperação nas Áreas da Política, da Defesa e da Segurança, e o Presidente do Malawi, Lazarus Chakwera, como o próximo Presidente do Órgão de Cooperação nas Áreas da Política, da Defesa e da Segurança.
Os Chefes de Estado e de Governo da SADC notaram o encerramento oficial da SAMIM em Moçambique e saudaram os Estados-Membros pelo contributo de tropas, pessoal, equipamento e outros recursos para a conclusão da Missão.
Saudaram igualmente a liderança da SAMIM e todo o pessoal pelos sacrifícios feitos, dedicação e compromisso com a paz, estabilidade e segurança em Cabo Delgado e na região em geral.
Entre outros aspectos directamente relacionados ao país, a Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo saudou o Governo moçambicano pelo apoio prestado às operações da SAMIM e acolheu com agrado as garantias prestadas pelo Executivo no sentido de salvaguardar os ganhos obtidos pela Missão Militar na restauração da segurança em todos os distritos de Cabo Delgado.
Reiterou o seu apoio incondicional a Moçambique e à República Democrática do Congo na promoção e consolidação da paz, da segurança e da estabilidade nos dois países.
A 44ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo decorreu sob o lema “Promover a Inovação para Explorar Plenamente as Oportunidades para o Crescimento e Desenvolvimento Económicos e Sustentáveis Rumo a uma SADC Industrializada”.