PR reúne-se com partidos políticos sem assento parlamentar

Data: 02/07/2020
 
PR com partidos políticos sem representacão parlamentar 2

MAPUTO, 02 DE JUNHO DE 2020 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, reuniu-se hoje com líderes de partidos políticos sem assento parlamentar, com o objecto de colher sensibilidades e informar sobre as actividades em curso, face à prevenção da Covid-19.

Na ocasião, o Chefe do Estado moçambicano fez conhecer aos líderes partidários as causas que o levaram a declarar a terceira fase do Estado de Emergência, de forma a evitar a transição para a fase 4, que implicaria uma paralisação total da economia nacional.

“Nós, em Moçambique, definimos a 3ª fase porque traduz consigo algumas limitações da vida do cidadão e recorremos à Constituição da República para tomar medidas que defendem o cidadão. Não chegamos a 4ª fase que seria um confinamento absoluto não só porque as condições ainda não o exigiam, mas também porque não podemos copiar mecanicamente aquilo que os outros países fazem. Preferimos ver a nossa realidade, num processo de aprendizagem permanente, tendo em conta que o moçambicano tem um regime de vida quase que de uma base diária de reestocagem daquilo que precisa”, sublinhou o Presidente Nyusi.

Por seu turno, os líderes políticos manifestaram, entre outras preocupações, a sua inquietação sobre a má interpretação das medidas constantes no Decreto Presidencial, particularmente no que tange à actuação da Polícia e apresentaram contribuições para a restauração da economia nacional e de para melhorar as medidas de prevenção da Covid-19.