PR recebe homólogo do Gana para o reforço da cooperação para o desenvolvimento

Data: 01/09/2023
 
PR recebe homologo do Gana

Maputo, 01 de Setembro de 2023 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebe esta manhã o homólogo ganês, Nana Akufo Addo, no âmbito do reforço da cooperação bilateral e das relações de amizade entre os povos de ambas nações.

Nana Addo encontra-se em Moçambique para uma visita de Estado de três dias, na qual também os dois governantes poderão partilhar informações sobre a situação política, económica e social nos dois países, na região, continente e no mundo.

A presença do estadista  ganês é o corolário do convite formulado pelo Presidente Nyusi durante a visita que efectuou ao Gana em Maio de 2022, num trabalho que resultou na assinatura de dois acordos entre os dois Governos: o Acordo Geral de Cooperação entre Gana e Moçambique e o Acordo de Supressão de Vistos

Na altura, o Chefe de Estado vaticinou que o Acordo Geral de Cooperação abriria as portas para um bom futuro das relações entre Moçambique e Gana.

Nana Akufo Addo é recebido pelo Chefe do Governo moçambicano depois de, há dias, o Presidente da República de Cuba,  Miguel Díaz-Canel, ter estado em Moçambique para uma visita oficial de dois dias também com o propósito de fortalecer as relações bilaterais.

Na visita de Díaz-Canel, os dois governantes reforçaram as relações nos sectores tradicionais como a saúde, ciência e tecnologia, segurança e ordem públicas e cultura.