PR recebe garantias de continuidade da Total em Cabo Delgado

Data: 17/05/2021
 
PR com o PCA da TOTAL

Maputo, 17 de Maio de 2021 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, manteve hoje, 17 de Maio de 2021, um encontro com o presidente do Conselho de Administração da companhia petrolífera multinacional TOTAL, Patrick Pouyanné, no quadro da visita de trabalho que efectua à República Francesa.

Falando a imprensa moçambicana que acompanha o Chefe do Estado nesta visita a França, Patrick Pouyanné assegurou que a TOTAL está muito empenhada em manter o seu projecto em Moçambique.

“De facto nós estamos a trabalhar. Houve este incidente em Palma, província de Cabo Delgado, que é uma questão da segurança. Mas quero assegurar que tivemos de tomar medidas de segurança e o nosso empenho mantém-se”, sustentou Patrick Pouyanné

De acordo com Pouyanné, a Total é pela segurança, sobretudo das pessoas, por isso que teve de retirar o seu pessoal, mas assim que as condições de segurança tiverem sido repostas em Cabo Delgado, vamos voltar, garantindo que a Total tem plena confiança no Governo de Moçambique que está a trabalhar, e vai conseguir restaurar a segurança.

O PCA da TOTAL desmentiu, por outro lado, os rumores que circulam sobre a retirada da empresa que dirige no projecto de exploração de gás da bacia do Rovuma.

“A Total mantém-se empenhada no seu projecto em Moçambique. O gás natural é muito procurado no mundo, para o planeta é energia importante, e é uma prioridade, por isso continuamos empenhados no projecto”, sublinhou Patrick Pouyanné.