PR recebe felicitações do Papa Francisco e do homólogo de Portugal

Data: 02/07/2020
 
Oferta de quadro ao papa

Imagem do Arquivo do Gabinete de Imprensa PR

MAPUTO, 02 DE JULHO DE 2020 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebeu mensagens de felicitações do Papa Francisco, e do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, pela passagem dos 45 anos da Independência Nacional.

Na sua mensagem, o Papa Francisco afirma que é com grata recordação dos dias felizes vividos com o querido povo moçambicano, que venho associar-me às alegrias da sua Festa Nacional, apresentando deferentes saudações à Vossa Excelência, e quantos regem destinos pátrios, e desejando as maiores venturas nos caminhos do progresso integral e convivência fraterna para todos os cidadãos, sobre os quais invoco a contínua assistência e abundantes bençãos de Deus omnipotente.

Por seu turno, o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, afirma na sua mensagem que por ocasião das comemorações do Dia Nacional de Moçambique, é com grande satisfação que endereça ao Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, em nome do povo português e no próprio, felicitações e sinceros votos de bem-estar pessoal, bem como de progresso e prosperidade, para o povo moçambicano.

“Permito-me recordar, com muito apreço e saudade, a minha visita a Moçambique, em Janeiro deste ano, durante a qual pude testemunhar a cerimónia de tomada de posse de Vossa Excelência como Presidente de Moçambique. Esta visita constituiu também uma oportunidade única de contactar com a comunidade de portugueses residentes em Moçambique que, a par da comunidade de moçambicanos residentes em Portugal, são um elemento-chave do contínuo estreitamento dos Iaços entre os dois povos”, diz ainda a mensagem do Presidente da República Portuguesa.

O estadista português acrescenta que nesta data muito especial para todos os moçambicanos e amigos de Moçambique, manifesta ao Presidente Nyusi o seu empenho pessoal no aprofundamento e desenvolvimento constante das relações de amizade, parceria e de cooperação entre os dois países, para benefício mútuo dos dois povos irmãos.

“Gostaria ainda de sublinhar a importância da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, da qual os nossos dois países fazem parte, e que constitui um fórum privilegiado de defesa de valores comuns e de afirmação de interesses partilhados no contexto internacional”, refere a mensagem do Presidente de Portugal.