PR recebe enviado especial do Presidente do Botswana

Data: 16/10/2020
 
Foto PR com Enviado Esp Botswana

Maputo, 16 de Outubro de 2020 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebeu esta manhã o enviado especial do Presidente da República do Botswana, 

Mokgweetsi Masisi. No encontro discutiu-se, entre outros assuntos, questões de paz, segurança e desenvolvimento.

Seis meses depois da visita a Moçambique – uma das primeiras viagens que fez para o estrangeiro após tomar posse como presidente do Botswana – Mokgweetsi Masisi enviou ao país o diplomata Lapologane Legoa, para um encontro com Filipe Nyusi..

“Este encontro decorre das excelentes relações diplomáticas entre os nossos países e há sectores de cooperação que deveriam ser discutidos. Os nossos países cooperam em várias áreas como são os casos de energia, agricultura, transportes e comunicações, turismo” e outras de “interesse dos dois países”, introduziu Manuel Mazuze, porta-voz do encontro e conselheiro do Presidente da República de Moçambique.

Questionado sobre a presença de quadros ligados à defesa e segurança no encontro, o conselheiro do Chefe de Estado, respondeu nos seguintes termos. “A paz e segurança é um dos pré-requisitos para a concretização” de “aspectos ligados ao desenvolvimento. Então, por vezes”, temas desta natureza “são abordados” em encontros como o que aconteceu hoje. Manuel Mazuze esclareceu que a matéria em alusão não foi muito aborda. “Mas esses assuntos fazem parte dos encontros cooperação”.

Dada a vizinhança entre os dois países, quando questionado, por insistência, se o tema sobre o terrorrismo fez ou não parte dos debates, Mazuze respondeu que o assunto não fazia parte dos pontos da agenda.

Moçambique preside a SADC e o Botswana é presidente da Troika do órgão da SADC que lida com cooperação nas áreas de política, defesa e segurança.