PR recebe cartas credenciais do embaixador do Japão

Data: 27/05/2020
 
PR e Embaixdor Japao

Maputo, 27 de Maio de 2020 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebeu esta quarta-feira as cartas credenciais do embaixador designado do Japão, Hajime Kimura, que veio substituir o seu compatriota, Toshio Ikeda, cuja missão terminou no país.

Falando à imprensa após o acto, a Ministra dos Negócios a Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, agradeceu o trabalho efectuado pelo embiaxador cessante e desejou boas vindas ao novo embaixador, afirmando que Moçambique espera que com a sua experiência catapulte as relações de amizade e cooperação existentes.

“Temos certeza que o embaixador Kimura fará um bom trabalho, tomando em conta a sua experiência como diplomata de carreira que trabalhou em vários países, para além de ter desempenhado funções de direcção no Ministério dos Negócios Estrangeiros do seu país”, disse a Ministra.

Verónica Macamo também destacou as principais áreas de cooperação entre os dois países, como agricultura, recursos minerais e energia, e infraestruturas de transportes, através da assistência financeira não reembolsável e reembolsável assim como através da assistência técnica do Japão.

“A cooperação com o Japão é avaliada em 670 milhões de dólares e incide sobre as áreas de agricultura, assistência técnica e desenvolvimento dos recursos humanos, recursos minerais e energia, infra-estruturas de transportes e comunicações”, disse a Ministra.

Na ocasião, a governante explicou que é fruto da parceria e amizade estabelecida em Janeiro de 2014, quando o Primeiro-Ministro japonês, Senzo Abe, visitou Moçambique.