PR procede ao lançamento do PSA

Data: 29/03/2022
 
PR lanca primeira pedra do Projecto de Gas e Energia de Temane

Maputo, 29 de Março de 2022 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, procedeu ontem ao lançamento do Projecto de Partilha e Produção de Gás Natural (PSA), que engloba a construção de três empreendimentos, nomeadamente, a refinaria de gás de cozinha, central eléctrica de ciclo combinado, bem como a construção de linha de transmissão de energia para conectar a rede nacional na região Sul do país.

Os três projectos que decorrem juntos poderão terminar em Novembro de 2024, e visa beneficias mais de 1.2 milhões de cidadãos nacionais com energia eléctrica.

Segundo o estadista moçambicano, a dinamização da indústria no país só poderá se tornar robusta com a materialização de diversas iniciativas tendentes à transformação de recursos naturais em matérias-primas capazes de alimentar as fábricas.

De referir que a concretização da Central Térmica de Temane (CTT), permitirá a geração, a partir de 2024, de 450 MW, ajudando na transformação de Moçambique numa referência na indústria energética da região.