PR nomeado campeão de gestão de risco de desastres ao nível do continente

Data: 09/02/2022
 
Screenshot_20220209_180820

Maputo, 09 de Fevereiro de 2022 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, foi nomeado pelo Presidente da Comissão da União Africana em Exercício, Campeão da União Africana para Gestão do Risco de Desastres Naturais.

A nomeação do Presidente Nyusi foi recomendada ao mais alto nível da organização continental, com destaque para o Conselho de Ministros da Comissão da União Africana, que integra os Ministros dos Negócios Estrangeiros dos países membros.

A nomeação do Estadista é em reconhecimento aos seus esforços de luta contra os impactos dos desastres naturais, sendo que Moçambique foi destaque pela forma como está institucionalmente organizado para lidar com fenómenos naturais extremos, e pela sua capacidade de evitar a perca de vida e de bens.

Aliás, o motivo principal evocado na proposta para a sua nomeação, o destaque foi a redução de drástica de número de vítimas mortais e não só, nos sucessivos desastres naturais que o país enfrentou ao longo do tempo, reconhecendo que as reformas institucionais introduzidas pelo Chefe do Estado estão a produzir resultados positivos.