PR mantém conversa telefónica com homólogo da África do Sul

Data: 15/10/2020
 
PR com PR Africa do Sul

MAPUTO, 15 DE OUTUBRO DE 2020 – O Presidente da República e Presidente em exercício da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Filipe Jacinto Nyusi, manteve no fim do dia de ontem, 14 de Outubro de 2020, uma interação telefónica com o seu homólogo da África do Sul e Presidente em Exercício da União Africana (UA), Cyril Ramaphosa, no quadro das consultas bilaterais e multilaterais.

Durante a conversa, os dois Chefes de Estado trocaram informações sobre a evolução da Covid-19 na região, as lições aprendidas e o seu impacto sócio-económico, os dirigentes concluíram que os esforços devem continuar sempre em defesa da vida dos cidadãos.

Na mesma ocasião, os dois estadistas abordaram a situação sócio-económica dos seus países, da região, e do continente em geral, assim como aspectos ligados ao desenvolvimento da cooperação internacional.

Durante a conversa, os governantes trocaram igualmente informações sobre a situação da segurança prevalecente na SADC, com realce para a questão do terrorismo e outras ameaças, tendo o Presidente Nyusi actualizado ao presidente sul africano sobre a situação de segurança em Moçambique.

Os governantes comprometeram-se em continuar a manter consultas com regularidade e a apoiar-se mutuamente no exercício das suas funções, na qualidade de Presidente em exercício da SADC e de Presidente em Exercício da UA.