PR mantém conversa telefónica com PM indiano

Data: 04/06/2020
 
India

Foto do Arquivo do Gabinete de Imprensa PR

Maputo, 04 de Junho de 2020 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, manteve ontem uma conversa telefónica com o Primeiro-Ministro da Índia, Narendra Modi, com quem discutiu aspectos relacionados com as relações de cooperação e amizade entre os dois países, e ainda sobre o combate à COVID-19.

O Chefe do Estado agradeceu o apoio em medicamentos que a Índia providenciou ao país, tendo o Primeiro-Ministro indiano afirmado que o seu país continuará a apoiar Moçambique em medicamentos e equipamento, no âmbito da luta contra a COVID-19.

Os dois estadistas abordaram ainda a situação de segurança de forma global e em particular dos ataques terroristas na província de Cabo Delgado, e o Primeiro-Ministro da Índia manifestou solidariedade com o povo moçambicano.

O Presidente Nyusi reiterou o interesse de Moçambique em ver as empresas indianas concessionárias da Área 1 do projecto de gás natural liquefeito da Bacia do Rovuma a continuarem empenhadas e a viabilizar os investimentos.

O Primeiro-Ministro Modi felicitou a segurança moçambicana pelo facto de, em muito pouco tempo, ter devolvido ao convívio normal o cidadão de origem indiana que tinha sido raptado em Maputo.