PR lança Programa Nacional de Abastecimento de Água
Maputo, 01 de Outubro de 2018 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, lançou hoje em Mueda, província de Cabo Delgado, o Programa de Água para a Vida (Pravida), que visa melhorar o abastecimento de água em Moçambique.
O Pravida pretende implantar uma rede de infraestruturas de abastecimento de água capaz de gerar 1,2 milhão de metros cúbicos de água para beneficiar mais de um milhão de pessoas em diversos pontos do país.
O projecto consiste, nesta fase inicial, na reabilitação e expansão dos sistemas de abastecimento de água em locais previamente seleccionados em todo o país, entre os quais a Região do Grande Maputo; as cidades da Beira, Pemba, Nacala, Cuamba; as vilas de Chibuto, Massangena, Chigubo, Chicualacuala, Mabote, Jangamo, Homoíne, Morrumbene e Mueda.
Na sua intervenção, o Chefe de Estado destacou o facto de o projecto ser executado com base no Orçamento Geral do Estado, e reiterou que “orgulhosamente, o fazemos com o propósito de aumentar cada vez mais a disponibilidade do precioso líquido nas zonas rurais e urbanas até 2019”.
O estadista moçambicano referiu ainda que uma das particularidades do Pravida é o facto de ter sido concebido de uma forma integrada, com a visão de que as suas acções devem ter efeitos multiplicadores em outros sectores socioeconómicos, como a saúde, educação e agricultura.
Na ocasião o Presidente Nyusi disse que cerimónias do género decorreram em simultâneo em todas as províncias do país, e foram dirigidas pelos respectivos governadores provinciais.
