PR lança Estratégia de Desenvolvimento da Economia Azul
Maputo (Moçambique), 12 de Agosto de 2024 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, lançou hoje a Estratégia de Desenvolvimento da Economia Azul (EDEA), um documento que faz parte dos esforços do seu Governo de trazer aos moçambicanos uma orientação estratégica concisa e clara para promover a exploração racional e sustentável dos recursos aquáticos.
Com uma visão, segundo o estadista, ambiciosa, o instrumento apresenta uma abordagem assente em seis pilares fundamentais que sumarizam as áreas que se quer introduzir transformações: pesca e aquacultura; energias renováveis e indústria extractiva marinha; capital natural ambiente e economia circular; turismo e cultura; transporte marítimo, infraestruturas portuárias e logística; e segurança marítima.
O documento também inclui o Portfólio de Oportunidades de Investimentos Azuis, que vai permitir colocar em contacto os potenciais investidores e beneficiários, como também compreender melhor onde e como investir em acções enquadradas na economia azul em Moçambique.
Sobre o mesmo instrumento, o Presidente da República espera que se torne no ponto de referência para todos aqueles que têm interesse na economia marinha e aquática.
“Queremos ver os recursos marinhos e aquáticos não apenas racionalmente explorados, como também sirvam de promotores da nossa agenda de desenvolvimento. Queremos fazer isso respeitando, em simultâneo, a agenda de conservação da biodiversidade biológica”, disse o Presidente Nyusi, sublinhando que a realização da Conferência para o lançamento do documento em causa testemunha o compromisso do Governo com a natureza.
Por isso, o governante encorajou aos diferentes intervenientes e participantes do encontro a partilharem e discutirem, de forma aberta e franca, as perspectivas, medidas e acções a implementar para tornar a EDEA exequível.
A Estratégia de Desenvolvimento da Economia Azul é uma iniciativa do Governo de Moçambique, liderada pelo Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas, com o objectivo de promover o uso sustentável dos recursos oceânicos, melhorar os níveis de vida das populações costeiras e proteger o ecossistema marinho.
A Conferência de lançamento desta iniciativa é tida como um importante passo para o desenvolvimento económico sustentável do país, explorando os vastos recursos marinhos que o país oferece.