PR já na Guine Equatorial para aprofundar relações de amizade

Data: 02/06/2022
 
Te-te-tê-3

Maputo, 01 de Junho de 2022 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, já se encontra na Guiné Equatorial para uma visita de Estado de três dias, a partir de hoje, em resposta ao convite formulado pelo seu homólogo equato-guineense, Teodoro Obiang. Trata-se de uma visita de reciprocidade, depois de o Presidente Obiang ter estado em Moçambique em Abril de 2017.

O Presidente moçambicano visita aquele país do ocidente africano para, fundamentalmente, reforçar os laços de solidariedade, amizade e cooperação política, económica, social e cultural entre os dois países.

Além de reforçar o aprofundamento das relações de amizade, solidariedade e cooperação entre os povos de Moçambique e Guine Equatorial, o Presidente Nyusi vai lançar as bases para a troca de experiências no âmbito da exploração de hidrocarbonetos, particularmente o petróleo e gás, bem como para a prospecção de mercado de produtos nacionais naquele país. Está prevista assinatura de instrumentos jurídicos entre os Governos de ambos países.

Nesta visita, o Presidente da República é acompanhado pelos ministros da Cultura e Turismo, Edelvina Materula; Recursos Minerais e Energia, Carlos Mesquita, e Indústria e Comércio, Silvino Moreno; e também pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel Gonçalves; quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado.

Na sua partida de Moçambique, o Chefe de Estado participou no Grande Cerimonial no Terminal Presidencial do Aeroporto Internacional de Maputo, acto que simboliza a saída do Presidente da República para uma visita de Estado.