PR inicia Visita de Estado a República do Botswana

Data: 13/04/2022
 
PR Nyusi e a Esposa Chegando a Gaberone - Botswana-14

Gaberone, 13 de Abril de 2022 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, iniciou hoje, dia 13 de Abril de 2022, uma Visita de Estado à República do Botswana, a convite do seu homólogo tswana, Mokgweetsi Masisi.

A visita do Chefe do Estado moçambicano tem como objectivo o reforço, aprofundamento e consolidação das relações históricas de irmandade, amizade, solidariedade e cooperação existentes entre os dois povos e países.

À sua chegada a Gaberone, o Presidente Nyusi foi recebido com honras de Estado, na presença do Presidente do Botswana, com quem manteve um tête a tète no Gabinete da Presidência tswana, seguido de conversações oficiais entre as duas delegações.

Ainda no Gabinete do Presidente, os dois Chefe de Estado falaram à imprensa, destacando os acordos assinados entre os dois Ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, nas áreas económicas, sociais.

Ainda hoje, o estadista moçambicano e tswana dirigiram a abertura do Fórum Empresarial Moçambique-Botswana, onde foram assinados vários acordos entre as empresas moçambicanas e de Botswana, com destaque para a área de energia e de petróleos, para além de memorandos de entendimento na área do comércio e logística.

Esta noite, o Presidente Masisi oferece um Banquete de Estado ao Presidente da República acompanhado da delegação moçambicana, que é composta por ministros, vice-ministros, deputados das três bancadas parlamentares, para além de diplomatas e quadros do aparelho do Estado.