PR inaugura maior parque de infraestruturas verdes de África

Data: 21/12/2020
 
Inauguração do parque Verde da Beira-36

Maputo, 21 de Dezembro de 2020 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou, na Cidade da Beira, província de Sofala, o maior parque de infraestrutura verdes de África, área que preserva ecossistema da natureza, promove o turismo complementando a reabilitação do sistema de drenagem de águas pluviais do rio Chiveve, concluído em 2018.

Com duração de dois anos, a obra de arte e paisagística amiga do ambiente foi construída no âmbito das infra-estruturas que o Governo tem estado a promover para aumentar a resiliência aos efeitos das mudanças climáticas a que o país está exposto e em particular a cidade da Beira.

“Com este empreendimento, vai reduzir o nível de cheia na Cidade da Beira e a nossa costa estará também protegida”, disse o Presidente Nyusi, falando na cerimónia de inauguração da infraestrutura na Cidade da Beira.

O projecto, orçado em cerca de 30 milhões de euros, foi financiado pela Cooperação Alemã e pelo Banco Mundial e vai beneficiar directamente 49 mil habitantes, melhorando o sistema de drenagem da cidade e protegendo a área de mangal.

“Os espaços verdes contribuirão bastante para a melhoria das nossas vidas, na preservação do meio ambiente e do nosso ecossistema”, disse Chefe do Estado, acrescentando que se trata um dos maiores parques de infraestruturas verdes do continente africano.

Iniciadas em julho de 2018, as obras, que dão uma visão privilegiada do longo rio Chiveve, incluem edifícios para exposições, restaurante, um mercado, anfiteatro ao ar livre, edifício botânico e jardins, e a gestão do Parque será realizada pela empresa autônoma, Empresa Municipal do Rio Chiveve - EMRICH, criado pelo Conselho Municipal da Beira.